Curso de Formação em Conciliação e Mediação Judicial  

CURSO II – CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL

CURSO DE FORMAÇÃO EM CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM – NOS MOLDES DA RESOLUÇÃO 125 DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR

 

ÊNFASE NOS SISTEMAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

NOS ÂMBITOS  DAS ORGANIZAÇÕES

A carreira de Mediador foi regulamentada pela Lei 13.140/2015, para atuação nos âmbitos privado e judicial, atualmente, vem ganhando força com a entrada em vigor do Código de Processo Civil, Lei 13.105/2015, que deve impulsionar o trabalho remunerado pelas câmaras privadas.
A Lei Estadual n° 15.804/2015 prevê a remuneração para Mediadores e Conciliadores Judiciais.
As instituições públicas estão autorizadas a instituir câmaras de prevenção e resolução de conflitos
Os conciliadores e mediadores capacitados poderão ser convocados para atuação nos Cejusc/Nupemec através de um processo de seleção via edital ou concurso público.  

Este curso será certificado pelo Instituto MedArb S/S Ltda.- Métodos Não Adversariais de Solução de Controvérsias, que é uma entidade credenciada pelo NUPMEC do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

COORDENAÇÃO: 

Danielle Gasparello, Deborah Bahbout Zular e Mara Lúcia Giometti Bertonha Tatit 

OBJETIVO:

Contribuir para o fomento e implantação da cultura de pacificação social, através do desenvolvimento de habilidades de profissionais de qualquer formação universitária, na área de mediação de conflitos e outros métodos dialógicos objetivando a melhora e/ou aperfeiçoamento do desempenho de suas funções, promovendo a capacitação dos participantes para atuarem como conciliadores e mediadores judiciais ou privados em Câmaras privadas/Órgãos públicos de Conciliação e Mediação.  

PÚBLICO-ALVO: 

Profissionais com dois anos de graduação em qualquer área (mediação e conciliação judicial)

Profissionais com graduação completa ou incompleta em qualquer área (conciliação judicial)

PERÍODO:

Turmas presencial: período constante do site: www.institutomedarb.com.br

 

 

 

CARGA HORÁRIA:

Módulos I – 42 horas (Composto de 13 aulas – 3h30 cada);

Módulos II -  60 a 100 horas – parte prática - estágio supervisionado no poder judiciário.

FREQUÊNCIA:

Exigência de 100% independente da modalidade

TOTAL DE AULAS:

13 aulas


CERTIFICAÇÃO: 

Este curso será certificado pelo Instituto MedArb S/S Ltda. –que é uma entidade credenciada e habilitada pelo NUPMEC do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e outros, para formação e supervisão de conciliadores e mediadores judiciais.

Observação:  A emissão do certificado dependerá do cumprimento por parte do aluno de todos os requisitos exigidos pelo referido curso (diretrizes da Res. 125 do CNJ) e deverá ser requerida no e-mail: medarb.atividades@gmail.com

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

Telefones: 11 3051-6768, 11 992923248 ou através dos e-mail:    mara@institutomedarb.com.br ou atendimentoo@institutomedarb.com.br

INSCRIÇÃO: 

www.institutomedarb.com.br

LOCAL:

Unidade de Treinamento à Rua Bom Sucesso, 745, Tatuapé, São Paulo, SP. (800 metros do Metrô Tatuapé)

 

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

MÓDULO I – PARTE TEÓRICA – 14 AULAS -  CARGA HORÁRIA - 42 HORAS

AULA 01 - POLÍTICA JUDICIÁRIA NACIONAL DE TRATAMENTO ADEQUADO DE CONFLITOS E INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE  CONFLITOS – MASC’S.

Fundamentosde Políticas Públicas em Resolução de Conflitos implantada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ. A Resolução 125 e o acesso à justiça. A importância da implantação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos – Cejusc e suas funções e objetivos. Capacitação e remuneração dos conciliadores e mediadores.

Docente convidado: Integrante do Nupemec/TJSP (a confirmar)

 

AULAS 02 –  TEORIA DA COMUNICAÇÃO

Parte I- Bases Teóricas do Processo de Comunicação. Conceitos. Linguagem como instrumento da comunicação. Comunicação nas pautas de interação: categorias de comunicação. Relações Humanas em seu contexto físico, sociocultural e psicológico. Barreiras da Comunicação.

Docente: Prof. Dra. Vera Maria Patriani Marinho Gozzo

 

AULA 03  –  MODERNA TEORIA DO CONFLITO

Conceitos de conflito. Estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. Espiral do conflito. Modos de terminação ou resolução do conflito. Relação entre conflito e direito: processos construtivos e processos destrutivos. Vídeos, aplicação de dinâmicas e exercícios simulados.

Docentes: Dras. Danielle Gasparello, Mara L G B Tatit  e Deborah Bahbout Zular

AULA 04 -  PANORAMA HISTÓRICO DOS MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Parte I- Panorama atual nacional e internacional. Cultura de Paz. Métodos Autocompositivo e Heterocompositivo de Solução de Conflitos. Deontologia do mediador. Aportes da Psicologia, Sociologia, Tratamento das pessoas com relação aos aspectos da Ética, humanismo e da espiritualidade. Características de cada processo de resolução de conflitos. Negociação. Mediação facilitadora e mediação avaliadora (Leonard Riskin). Conciliação. Arbitragem e processo judicial. Processos Híbridos.

 

Docentes: Dras. Danielle Gasparello, Mara L G B Tatit e Deborah Bahbout Zular

 

AULA 05 – JUSTIÇA RESTAURATIVA E MEDIAÇÃO NO ÂMBITO PENAL

Justiça Restaurativa e Mediação no âmbito penal. Panorama da Justiça Restaurativa nacional e internacional.  Conceito. Justiça Retributiva e Justiça Restaurativa. Técnicas e ferramentas. Círculos restaurativos. Procedimento de mediação Vítima-ofensora. Fases e ferramentas. Âmbito de Aplicação. Aplicação às infrações de menor potencial ofensivo. Procedimento da mediação. Escopo da mediação no âmbito penal. Experiência no Projeto Cantareira de Mediação Penal do Ministério Público do Estado de São Paulo. Dinâmica e exercícios.

 

Docente: Deborah Bahbout Zular.

AULA 06 - LEGISLAÇÃO QUE DISCIPLINA OS MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Legislação brasileira: Parte I-  Projetos de Lei. Lei dos Juizados Especiais. Resolução 125/2010 e Emenda 1/2013 do CNJ -Código de Ética– Ética de conciliadores e mediadores-  O terceiro na função de conciliar e mediar.  Postura, deveres e limites de atuação.  Lei de Mediação Nº 13.140 de 26 de Junho De 2015 e  Lei de Remuneração dos Conciliadores/Mediadores Lei 15.804 de 22 de Abril de 2015.  Lei 13.129/2015 (Lei de Arbitragem) e Parte II - A Conciliação e Mediação na Lei 13.105/2015. Artigos: 165, 166, 167, 168, 169, 175, 334 e 335. A audiência de conciliação e mediação no Código de Processo Civil.

Docentes: Dras. Danielle Gasparello,  Mara L G B Tatit e Deborah Bahbout Zular

 

AULA 07  -  TEORIA DA NEGOCIAÇÃO

Negociação: Conceito: integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados (MAAN); Tipos de Negociação: Distributiva e Integrativa. Técnicas intermediárias de negociação (estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva. Teoria dos jogos. Vídeos, dinâmicas e exercícios simulados. Vídeo 1: Uma Mente Brilhante. Dinâmica. Informações sobre as regras, preparo dos grupos, aplicação da dinâmica e análise dos resultados.

Docente: Dra. Danielle Gasparello

AULA 08 - CONCILIAÇÃO

Conceito e filosofia. Conciliação judicial e extrajudicial. Princípios da conciliação. Procedimento da conciliação. Papel do conciliador.  Áreas de utilização da conciliação: empresarial, civil, penal, familiar. A conciliação no novo Código de Processo Civil.  Procedimento da conciliação: etapas: Planejamento da sessão. Estabelecimento do  rapport. Declaração de abertura. Escuta ativa.  Reunião de informações. Identificação de questões e propostas implícitas, afago, produção de opções interesses. Validação dos sentimentos. Agente de realidade. Recontextualização. Espelhamento. Resumo e intervenção do conciliador.  Finalização da conciliação. Formalização do acordo. Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes, número de identificação, natureza do conflito). Redação do acordo: requisitos mínimos e exequibilidade. Encaminhamento e estatísticas.  Dinâmicas e exercícios.

Docentes: Dras. Danielle Gasparello, Mara L G B Tatit e Deborah Bahbout Zular

 

AULA 09 -  MEDIAÇÃO – PARTE I - PANORAMA DA MEDIAÇÃO

Definição e conceitualização. Conceitos das diferentes áreas do conhecimento que dão suporte à prática (filosofia, sociologia, psicologia, antropologia e direito). Princípios da mediação. Processo de mediação: Judicial, Extrajudicial, prévia e incidental. Agentes e fatores da Mediação. Escopo da mediação. Âmbitos da mediação: empresarial, familiar, civil (consumerista, trabalhista, previdenciária, penal, e justiça restaurativa. Interdisciplinaridade da mediação;  Esclarecimentos do processo e procedimento. Processo A formação do Mediador.  Escolas de mediação. O papel do mediador facilitador e do avaliador (Leonard Riskin).

Docente: Dra. Danielle Gasparello, Mara L G B Tatit  e Deborah Bahbout Zular

AULA 10 - PROCEDIMENTO DA MEDIAÇÃO – PARTE II

Procedimento da Mediação. Papel do mediador. Papel dos advogados na mediação. Pré-mediação. Planejamento, Declaração de abertura. Reunião de informações. Identificação de questões, interesses e sentimentos. Ferramentas da mediação: espelhamento/recontextualização, comediação, perguntas, escuta ativa, produção de opções pelas partes, teste de realidade ou reflexão, resumo, verificação (check-in). Resolução de questões. Aproximação das partes para o acordo. Elaboração do acordo pelos advogados.  Encerramento da sessão com acordo. Encerramento sem acordo. Aplicação de dinâmicas e exercícios simulados e apresentação de vídeos.

 

Docente: Dra. Danielle Gasparello,  Mara L G B Tatit e Deborah Bahbout Zular

 

AULA 11 - PRÁTICA PARA REFLEXÃO DO PAPEL DO CONCILIADOR/MEDIADOR. ÉTICA DO CONCILIADOR/MEDIADOR. PAPEL DO ADVOGADO E DEMAIS OPERADORES DO DIREITO. APLICAÇÃO DE DINÂMICAS E EXERCÍCIOS SIMULADOS.

O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) no conflito objeto da conciliação ou mediação; a importante função dos operadores do direito (magistrados, advogados, promotores, defensores públicos, etc). Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente no processo de mediação/conciliação. Contornando as dificuldades: situações como assimetria, descontrole emocional, embriaguez e desrespeito. Estudo de um caso prático. Simulação e exercícios para reflexão do papel do conciliador/mediador e da importância da ética na função.

Docentes: Dras. Danielle Gasparello, Deborah Bahbout e Mara L G B Tatit.

AULA 12  – DINÂMICAS E ORIENTAÇÃO E PREPARO PARA O INGRESSO NO ESTÁGIO. CONDUTA ÉTICA. CARGA HORÁRIA.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PODER JUDICIÁRIO –  INFORMAÇÕES GERAIS

Estrutura e função dos Cejusc’s. Objetivo do Estágio: aplicação do aprendizado teórico em casos reais, supervisionado por 1 (um) membro da equipe docente/instrutor. Deveres e etica. Etapas do estágio: como observador, coconciliador/comediador e  conciliador ou mediador. Carga horária mínima do estágio. Formulários de estágio. Relatórios de Estágio.

Docente: Dra. Danielle Gasparello, Mara L G B Tatit  e Deborah Bahbout Zular

AULA 13 – CONCLUSÕES E AVALIAÇÕES: ESCRITA E PRÁTICA (EXERCÍCIO SIMULADO) SOBRE O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADE EM GRUPO: EXERCÍCIO -  CASO PRÁTICO – “MÔNICA”

Avaliação final escrita (prova)

Docentes: Dras. Danielle Gasparello, Deborah Bahbout Zular e Mara L G BTatit.

 

MÓDULO I – ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS

CARGA HORÁRIA – 14h00

AVALIAÇÃO FINAL: Caso Prático “MÔNICA”

- PERGUNTAS DE FIXAÇÃO

ENCERRAMENTO DO CURSO: Com a entrega das Declarações de Conclusão do Módulo I (Parte teórica) aos participantes pelos representantes do Instituto MedArb S/S Ltda.

 

MÓDULO II – OBRIGATÓRIO PARA CERTIFICAÇÃO FINAL COMO CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL – 60 A 100 HORAS

Estágio Supervisionado  no Poder Judiciário -

Local: Centro Judiciário no Poder Judiciário - Cejusc

OBS: O local de estágio deverá ser escolhido pelo aluno e o agendamento ficará por conta exclusiva do aluno.

Material obrigatório: Disponibilizado pelo Instituto: Manual de Orientação de Estágio do Medarb; Formulários do Instituto MedArb S/S Ltda. (ficha de Controle de estagio, formulário de Estágio do Conciliador, Formulário de Estágio do Mediador e Formulário de Informações gerais) e Endereços dos Cejusc’s.

 

OBS: O PROGRAMA E/OU O CORPO DOCENTE PODERÁ SOFRER ALTERAÇÃO PARA MELHOR ATENDER AOS PROPÓSITOS DO CURSO

 

CURRÍCULO DAS COORDENADORAS:


Dani-gasparello
DANIELLE GASPARELLO– Mediadora judicial e extrajudicial. Instrutora em Mediação do Conselho Nacional de Justiça. Advogada com capacitação em Práticas Colaborativas pela 1ª capacitação Nacional em Práticas Colaborativas pelo Instituto Internacional de Profissionais Colaborativos (Institute Academy of Collaborative Professionals – IACP-EUA); Mestranda em Sistemas de Resolução de Conflitos da Universidad Nacional Lomas de Zamora, Argentina, com  Capacitação em Mediação, Negociação e Arbitragem pelas seguintes instituições: Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa de São Paulo, Centro de Mediación Mediaras de Buenos Aires, Escola Superior de Advocacia – ESA e Módulo I, da Resolução nº 125 do CNJ, pela Escola Superior de Advocacia – ESA;  “The Institute for the Study of Conflict Transformation” of the Joseph Folger, em Mediação transformativa, sob a coordenação em São de Adolfo Braga Neto, do IMAB e em Buenos Aires, sob a coordenação de Gustavo Fariña, da Fundación Libra e Universidad de Buenos Aires.  Especialização em Theory  and tools of the Harvard Negotiation Project, Cambrigde, Massachusetts, USA, pós-graduanda em direito empresarial e contratos pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais-IICS, participante do curso de Mediação de Conflitos – Experiência Norte-Americana e Políticas de Implementação da Universidade de Columbia em Nova Iorque realizado no mês de outubro de 2014, curso de extensão em Direito Marítimo, membro grupo de estudo (on line) ministrado pelo mediador norte-americano Joseph Folger coordenado por Adolfo Braga Neto e do Grupo de Práticas Colaborativas de São Paulo, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativo (IBPC). Coordenadora Acadêmica do Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores do Instituto MedArb S/S Ltda. em parceria com o Curso Flávio Monteiro de Barros – FMB Concursos Públicos. Membro efetiva da Comissão de Mediação e Arbitragem OABSP em 2015. Sócia do Instituto MedArb – métodos não adversariais de resolução de controvérsias. Coordenadora Acadêmica do Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores do Instituto MedArb S/S Ltda. em parceria com o Curso Flávio Monteiro de Barros – FMB Concursos Públicos. Sócia do Instituto MedArb S/S Ltda. – Métodos não Adversariais de Resolução de Controvérsias.

 

deborah

DEBORAH BAHBOUT ZULAR – Advogada. Mediadora judicial e extrajudicial capacitada pelo Instituto MedArb e pelas Instrutoras Certificadas Maria Auxiliadora Lima Serafim e Sueleni Chung Pereira. Coordenadora Assistente do Instituto MedArb S/S Ltda.  Mediadora da Câmara Privada Instituto MedArb S/S Ltda.. Mediadora do Ministério Público do Estado de São Paulo – Santana - Projeto Cantareira de Mediação Penal Interdisciplinar. Mediadora e Conciliadora do Fórum Regional de Santana. Instrutora em formação de Oficina de Família e Parentalidade pela Escola Paulista de Magistratura - EPM/CNJ. Fundadora e Coordenadora Geral do “Projeto Brincar – um Direito da Criança.

Mara-tatit

MARA LÚCIA GIOMETTI BERTONHA TATIT – Mediadora judicial e extrajudicial. Instrutora em Mediação do Conselho Nacional de Justiça.  Advogada especialista em Direito tributário pelo IBET e especialista em Direito do Estado pelo PUCSP, tendo concluído todas as disciplinas do mestrado. Com capacitação em Práticas Colaborativas pela 1ª capacitação Nacional em Práticas Colaborativas pelo Instituto Internacional de Profissionais Colaborativos (Institute Academy of Collaborative Professionals – IACP-EUA). Mestranda pela Universidad Nacional Lomas de Zamora, província de Buenos Aires, Argentina, em Sistemas de Resolução de Conflitos. Capacitação em Conciliação, Mediação e Arbitragem pelas seguintes instituições: Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS; Centro de Mediación Mediaras (Buenos Aires), Fundação Getúlio Vargas – FGVRJ(ON LINE); Programa Internacional Sara Cobb e Carlos Sluzki - especialização e capacitação contínua em mediação familiar no modelo circular narrativo e nos sistemas familiares, realizado em Buenos Aires em 2011; Formación en “El Modelo Circular Narrativo y Los Sistemas Familiares con Francisco Diez e Franco Conforti, ministrado on line pelo instituto Acuerdo Justo – Argentina (2011); Escola Superior de Advocacia- ESA, Escola Paulista de Magistratura de São Paulo- EPM; capacitada em Mediação transformativa pelo “The Institute for the Study of Conflict Transformation” of the Joseph Folger, promovido em São Paulo pelo IMAB (2014) e em Buenos Aires pela Fundación Libra, com apoio da Universidad de Buenos Aires (2013), Especialização na Universidade de Harvard em: Theory and tools of the Harvard Negotiation Project, Cambrigde, Massachusetts, EUA (2013);  Membro efetiva da Comissão de Mediação e Arbitragem OABSP nos anos de 2012 e 2015. Capacitada em Justiça Restaurativa pela Escola Paulista de Magistratura de São Paulo – EPM. Participação no curso de Mediação de Conflitos – Experiência Norte-Americana e Políticas de Implementação da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, EUA, realizado no mês de outubro de 2014; Curso de Atualização em Mediação para Advogados Brasileiros, na modalidade on-line, realizado na Universidade de Harvard e transmitido ao vivo, no período de novembro de 2015 a janeiro de 2016. Membro do grupo de estudo (on line) ministrado pelo mediador norte-americano Joseph Folger e coordenado por Adolfo Braga Neto. Membro do Grupo de Práticas Colaborativas de São Paulo, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativo (IBPC). Mediadora voluntária dos Fóruns Regionais de Santana e do Ministério Público do Estado de São Paulo (Projeto Cantareira de Mediação Penal Interdisciplinar). Coordenadora Acadêmica do Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores do Instituto MedArb S/S Ltda. em parceria com o Curso Flávio Monteiro de Barros – FMB Concursos Públicos. Sócia do Instituto MedArb S/S Ltda. – Métodos não Adversariais de Resolução de Controvérsias.

CURRÍCULO DOS DOCENTES

DOCENTE INTEGRANTE DO NUPEMEC MINISTRARÁ PARA AULA INAUGURAL – COM DISPONIBILIDADE NA DATA (A CONFIRMAR)


DANIELLE GASPARELLO – Mediadora judicial e extrajudicial. Instrutora em Mediação do Conselho Nacional de Justiça. Advogada com capacitação em Práticas Colaborativas pela 1ª capacitação Nacional em Práticas Colaborativas pelo Instituto Internacional de Profissionais Colaborativos (Institute Academy of Collaborative Professionals – IACP-EUA); Mestranda em Sistemas de Resolução de Conflitos da Universidad Nacional Lomas de Zamora, Argentina, com  Capacitação em Mediação, Negociação e Arbitragem pelas seguintes instituições: Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa de São Paulo, Centro de Mediación Mediaras de Buenos Aires, Escola Superior de Advocacia – ESA e Módulo I, da Resolução nº 125 do CNJ, pela Escola Superior de Advocacia – ESA;  “The Institute for the Study of Conflict Transformation” of the Joseph Folger, em Mediação transformativa, sob a coordenação em São de Adolfo Braga Neto, do IMAB e em Buenos Aires, sob a coordenação de Gustavo Fariña, da Fundación Libra e Universidad de Buenos Aires.  Especialização em Theory  and tools of the Harvard Negotiation Project, Cambrigde, Massachusetts, USA, pós-graduanda em direito empresarial e contratos pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais-IICS, participante do curso de Mediação de Conflitos – Experiência Norte-Americana e Políticas de Implementação da Universidade de Columbia em Nova Iorque realizado no mês de outubro de 2014, curso de extensão em Direito Marítimo, membro grupo de estudo (on line) ministrado pelo mediador norte-americano Joseph Folger coordenado por Adolfo Braga Neto e do Grupo de Práticas Colaborativas de São Paulo, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativo (IBPC). Coordenadora Acadêmica do Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores do Instituto MedArb S/S Ltda. em parceria com o Curso Flávio Monteiro de Barros – FMB Concursos Públicos. Membro efetiva da Comissão de Mediação e Arbitragem OABSP em 2015. Sócia do Instituto MedArb – métodos não adversariais de resolução de controvérsias. Coordenadora Acadêmica do Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores do Instituto MedArb S/S Ltda. em parceria com o Curso Flávio Monteiro de Barros – FMB Concursos Públicos. Sócia do Instituto MedArb S/S Ltda. – Métodos não Adversariais de Resolução de Controvérsias.

 

DEBORAH BAHBOUT ZULAR – Advogada. Mediadora judicial e extrajudicial capacitada pelo Instituto MedArb e pelas Instrutoras Certificadas Maria Auxiliadora Lima Serafim e Sueleni Chung Pereira. Coordenadora Assistente do Instituto MedArb S/S Ltda.  Mediadora da Câmara Privada Instituto MedArb S/S Ltda.. Mediadora do Ministério Público do Estado de São Paulo – Santana - Projeto Cantareira de Mediação Penal Interdisciplinar. Mediadora e Conciliadora do Fórum Regional de Santana. Instrutora em formação de Oficina de Família e Parentalidade pela Escola Paulista de Magistratura - EPM/CNJ. Fundadora e Coordenadora Geral do “Projeto Brincar – um Direito da Criança.


MARA LÚCIA GIOMETTI BERTONHA TATIT – Mediadora judicial e extrajudicial. Instrutora em Mediação do Conselho Nacional de Justiça.  Advogada especialista em Direito tributário pelo IBET e especialista em Direito do Estado pelo PUCSP, tendo concluído todas as disciplinas do mestrado. Com capacitação em Práticas Colaborativas pela 1ª capacitação Nacional em Práticas Colaborativas pelo Instituto Internacional de Profissionais Colaborativos (Institute Academy of Collaborative Professionals – IACP-EUA). Mestranda pela Universidad Nacional Lomas de Zamora, província de Buenos Aires, Argentina, em Sistemas de Resolução de Conflitos. Capacitação em Conciliação, Mediação e Arbitragem pelas seguintes instituições: Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS; Centro de Mediación Mediaras (Buenos Aires), Fundação Getúlio Vargas – FGVRJ(ON LINE); Programa Internacional Sara Cobb e Carlos Sluzki - especialização e capacitação contínua em mediação familiar no modelo circular narrativo e nos sistemas familiares, realizado em Buenos Aires em 2011; Formación en “El Modelo Circular Narrativo y Los Sistemas Familiares con Francisco Diez e Franco Conforti, ministrado on line pelo instituto Acuerdo Justo – Argentina (2011); Escola Superior de Advocacia- ESA, Escola Paulista de Magistratura de São Paulo- EPM; capacitada em Mediação transformativa pelo “The Institute for the Study of Conflict Transformation” of the Joseph Folger, promovido em São Paulo pelo IMAB (2014) e em Buenos Aires pela Fundación Libra, com apoio da Universidad de Buenos Aires (2013), Especialização na Universidade de Harvard em: Theory and tools of the Harvard Negotiation Project, Cambrigde, Massachusetts, EUA (2013);  Membro efetiva da Comissão de Mediação e Arbitragem OABSP nos anos de 2012 e 2015. Capacitada em Justiça Restaurativa pela Escola Paulista de Magistratura de São Paulo – EPM. Participação no curso de Mediação de Conflitos – Experiência Norte-Americana e Políticas de Implementação da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, EUA, realizado no mês de outubro de 2014; Curso de Atualização em Mediação para Advogados Brasileiros, na modalidade on-line, realizado na Universidade de Harvard e transmitido ao vivo, no período de novembro de 2015 a janeiro de 2016. Membro do grupo de estudo (on line) ministrado pelo mediador norte-americano Joseph Folger e coordenado por Adolfo Braga Neto. Membro do Grupo de Práticas Colaborativas de São Paulo, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativo (IBPC). Mediadora voluntária dos Fóruns Regionais de Santana e do Ministério Público do Estado de São Paulo (Projeto Cantareira de Mediação Penal Interdisciplinar). Coordenadora Acadêmica do Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores do Instituto MedArb S/S Ltda. em parceria com o Curso Flávio Monteiro de Barros – FMB Concursos Públicos. Sócia do Instituto MedArb S/S Ltda. – Métodos não Adversariais de Resolução de Controvérsias.

 

VERA MARIA PATRIANI MARINHO GOZZO – Possui Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) sob orientação da Profa. Dra. Cecilia Almeida Salles, apresentando a tese A Pesquisa Participante de Paulo Freire: Biblioteca como meio de comunicação e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) sob orientação da Profa. Dra. Cecilia Almeida Salles, apresentando a dissertação: Pistas e Conquistas na travessia prática do processo de escritura;. Atualmente é professora titular III do curso de Comunicação Social do Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado( desde 1989) São Paulo, Diretora adjunta de Projetos Especiais do Esporte Clube Pinheiros, São Paulo (desde 2010) e Docente responsável pela disciplina “Teoria da Comunicação” do Instituto MedArb, São Paulo(desde 2014). 



Download do Material >>

Cadastre-se >>                 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

(+11) 3213-5980
Rua Bom Sucesso, 745
Tatuapé - São Paulo | SP
        CEP 03305-000
(Unidade de Treinamentos)
 
 

LOCALIZAÇÃO


Exibir mapa ampliado
 

REDES SOCIAIS